Entrou em operação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior usina híbrida de energia heliotérmica (ou CSP) e solar fotovoltaica do mundo. A energização ocorreu no dia 29 de novembro, no Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park, e envolveu usina solar térmica de 700 MW e usina solar fotovoltaica de 250 MW, cuja contratante é a chinesa Shanghai Electric.

Quarta fase do projeto desenvolvido pela Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai, a usina solar térmica tem o mérito de “firmar” a geração do sistema híbrido, compensando no período noturno a intermitência da solar fotovoltaica. A energia armazenada nas unidades de calha e na unidade de torre da usina CSP, uma vez que todas as unidades estiverem em funcionamento, pode gerar energia continuamente por até 13,5 horas à noite e 15 horas durante os períodos de mau tempo.

Os módulos fotovoltaicos da usina de 250 MW são dispersos em locais não utilizados para maximizar o uso do local, enquanto a instalação térmica solar de 700 MW consiste em três unidades de calha de 200 MW e uma unidade de torre de 100 MW. É o maior projeto fotovoltaico solar autônomo do mundo, com uma área de 44 km2. O projeto utiliza ainda aproximadamente 560 mil toneladas de sal fundido e 70 mil helióstatos, cada um medindo cerca de 25 metros quadrados.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, o trabalho de terraplenagem para o nivelamento do local no deserto totalizou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de areia. A torre do projeto térmico solar, com 262 metros, é considerada a mais alta do mundo do seu tipo. A operação da instalação vai substituir a queima de 2 milhões de toneladas de carvão por ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024