A Comerc Renew, divisão do grupo Comerc Energia que atua em geração centralizada, iniciou a operação-teste do complexo solar Castilho, na cidade de mesmo nome no estado de São Paulo. Com capacidade instalada de 269 MWp, o complexo absorveu investimento de R$ 925 milhões.

Desse total investido, cerca de R$ 500 milhões correspondem a usinas que atenderão PPAs assinados com a indústria Eucatex, da área de construção civil, tintas, moveleiro e de revenda madeireira; e com a empresa PremieRpet, do grupo Grandfood, produtora de rações animais.

O complexo de Castilho tem cinco usinas solares fotovoltaicas, das quais três são voltadas para os dois grandes clientes. As obras e os processos regulatórios e de licenciamento, segundo a Comerc Renew, foram adiantados e por conta disso a energização se deu três meses antes do previsto. O complexo atenderá até 100% da energia a ser consumida pela PremieRpet e 50% da Eucatex, o que equivale, aproximadamente, ao consumo de mais de 60 mil residências de uma família com média de 4 pessoas.

O complexo, segundo a Comerc, evitará a emissão de 235 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. A parceria com Eucatex e PremieRpet, por sua vez, será responsável por evitar a emissão de 120 mil toneladas desse total. O número é equivalente à absorção de CO2 realizada por 840 mil árvores durante 30 anos.

A Comerc Renew tem focado seus investimentos em ativos de energia solar, principalmente em geração centralizada. A empresa espera atingir 1,8 GWp de capacidade instalada até o início de 2024 e já tem quase a totalidade do montante comprometido com parceiros. Por conta isso, a empresa prevê novos investimentos no setor para 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025