A Enel Green Power Brasi colocou em operação comercial a usina solar fotovoltaica São Gonçalo III, de 256 MW de capacidade instalada. Trata-se da segunda expansão do complexo solar São Gonçalo, no município de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí.Com a nova extensão, o complexo alcança potência total em operação de 864 MW, tornando-se o maior em operação na América Latina, segundo a empresa.

Sob investimento de cerca de R$ 870 milhões, a UFV São Gonçalo III pode gerar 597 GWh por ano. Ao se considerar todo o complexo, serão gerados mais de 2,0 TWh/ano, o que evitará a emissão de cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2 por ano. O complexo conta com 2,2 milhões de módulos solares fotovoltaicos e foi o primeiro da Enel no Brasil a usar modelos bifaciais, que captam energia solar de ambos os lados, garantindo aumento esperado na geração de energia de até 18%.

Além de optar pelos módulos bifaciais, a Enel utilizou outras soluções tecnológicas de alto desempenho para a construção da nova expansão do complexo parque solar, como o uso de óculos inteligentes (smartglasses) para facilitar o compartilhamento de imagens, documentos e gravações em tempo real entre os operadores em campo e equipes remotas, para acelerar a tomada de decisões durante as obras.

A trajetória de construção do complexo solar teve início em outubro de 2018, quando a primeira seção de 475 MW de capacidade instalada começou a ser erguida, até entrar em operação, com a conexão à rede, em janeiro de 2020. Antes disso, em agosto de 2019, a Enel anunciou a construção da primeira expansão do complexo, com 133 MW de capacidade, e que começou a operar em fevereiro de 2021. A construção da terceira seção do projeto, que agora está em plena operação, foi anunciada em dezembro de 2020.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025