A fabricante de baterias estacionárias e soluções de energia Unicoba finalizou a instalação de sistemas responsáveis por fornecer energia 24 horas por dia para 900 famílias ribeirinhas do Estado de Rondônia. O trabalho foi finalizado um mês antes do previsto e faz parte do programa Mais Luz para a Amazônia, projeto do Governo Federal e do Ministério de Minas e Energia. Nesta etapa do projeto, foram atendidas 68 comunidades remotas em 15 municípios rondonienses.
Ao todo, foram investidos R$ 45 milhões com a implantação de sistemas de energia compreendendo baterias, inversor e painéis fotovoltaicos, que proporcionam autonomia e disponibilidade de energia elétrica durante o dia e também no período noturno. Antes as famílias não tinham acesso à eletricidade ou dependiam de geradores movidos a óleo diesel para ter energia elétrica por apenas algumas horas do dia. A Unicoba foi responsável por todos os detalhes do projeto, oferecendo baterias de lítio de última geração e realizando a instalação em campo. A empresa também fará a manutenção futura dos sistemas.
Entre as comunidades atendidas está a “2 de Novembro”, no município de Machadinho D'Oeste. O local recebeu a instalação de 284 módulos solares e 71 baterias de lítio. Seus pouco mais de 300 habitantes têm a pesca e a extração de látex como principais atividades. "Nossa vida mudou completamente. Agora conseguimos congelar o pescado, temos uma geladeira funcionando, melhorou nosso conforto com ventilador para espantar os pernilongos e podemos tomar um banho sem ter que ir buscar água no balde", disse Antônio Gonçalves, morador da comunidade, citado em comunicado da empresa.
Segundo a Unicoba, atualmente existem cerca de 230 localidades isoladas no Brasil que não possuem energia, sendo mais de 95% delas na Amazônia Legal, a qual representa 60% do território nacional e abrange oito dos 26 estados brasileiros. A empresa cita pesquisa realizada pelo IEMA - Instituto de Energia e Meio Ambiente, que aponta mais de 990 mil pessoas ainda sem acesso a energia elétrica nessa região.
Além das 900 famílias atendidas em Rondônia, o programa Mais Luz Para Amazônia já beneficiou mais de 8 mil famílias em outros estados do Norte do Brasil.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024