O Ministério de Minas e Energia (MME) iniciou, no dia 4 de fevereiro, a instalação de um sistema solar fotovoltaico com baterias na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ideia é reforçar o fornecimento de energia nos polos indígenas de Walo Pali e Palimiu. Os módulos para os polos de Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena estavam programados para ser instalados esta semana, após a conclusão do transporte.
“Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
As ações, segundo o ministro, seguem diretriz estabelecida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após tomar conhecimento da tragédia humanitária que vive o povo indígena Yanomami. A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Funai - Fundação Nacional dos Povos Indígenas. As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do programa “Mais Luz para a Amazônia” por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.
O sistema de geração de energia solar com baterias foi escolhido por causa da sua capacidade de geração em locais isolados e ainda pela facilidade e rapidez de instalação. O MME não revelou informações sobre a capacidade de geração e de armazenamento do sistema.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025