O Ministério de Minas e Energia (MME) iniciou, no dia 4 de fevereiro, a instalação de um sistema solar fotovoltaico com baterias na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ideia é reforçar o fornecimento de energia nos polos indígenas de Walo Pali e Palimiu. Os módulos para os polos de Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena estavam programados para ser instalados esta semana, após a conclusão do transporte.
“Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
As ações, segundo o ministro, seguem diretriz estabelecida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após tomar conhecimento da tragédia humanitária que vive o povo indígena Yanomami. A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Funai - Fundação Nacional dos Povos Indígenas. As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do programa “Mais Luz para a Amazônia” por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.
O sistema de geração de energia solar com baterias foi escolhido por causa da sua capacidade de geração em locais isolados e ainda pela facilidade e rapidez de instalação. O MME não revelou informações sobre a capacidade de geração e de armazenamento do sistema.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024