A distribuidora baiana de energia Neoenergia Coelba concluiu instalação de microrrede com energia solar fotovoltaica na comunidade Xique-Xique, a aproximadamente 720 quilômetros da capital, Salvador. A rede isolada vai garantir energia ininterrupta para mais de 100 famílias que vivem na localidade, cerca de 400 habitantes que vivem basicamente de agricultura familiar e produção caseira de mel, nas proximidades do Rio São Francisco.
A usina solar fotovoltaica tem potência instalada de 243 kWp, com 616 módulos solares, que podem garantir consumo médio mensal de 80 kWh para cada uma das 110 residências. Ainda faz parte do escopo do projeto, para manter o local autossuficiente, um sistema de armazenamento de energia com baterias de íon-lítio, capaz de garantir fornecimento por 48 horas sem radiação solar suficiente para a usina.
Sob responsabilidade da Neoenergia, foram construídos 26 quilômetros de rede primária de distribuição e mais nove quilômetros de rede secundária, que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores na microrrede.
A operação da usina e a distribuição de energia serão monitoradas pelo COI - Centro de Operações Integrada e pelo Cegri - Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes, ambos da Neoenergia Coelba, em Salvador. Para isso, foi instalada antena de satélite para garantir o monitoramento dos equipamentos, dos medidores inteligentes e o desempenho da distribuição.
Além de 110 residências que serão atendidas, a microrrede contempla ainda o suprimento de energia para uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. O projeto, que contou com recursos do P&D Aneel da distribuidora baiana, é também parte integrante do programa “Luz para Todos”, do governo federal, que visa levar eletrificação a áreas remotas e universalizar o acesso à energia.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024