A concessionária de saneamento Águas de Manaus, responsável pelos serviços de água e esgoto da capital amazonense, inaugurou no começo de fevereiro uma usina solar fotovoltaica de 2,55 MWp. Na modalidade de geração distribuída, a usina deve gerar por volta de 3,7 GWh por ano, que serão transformados em créditos de compensação para a concessionária controlada pelo grupo Aegea.

Considerada a maior do tipo na região Norte, segundo comunicado da empresa de saneamento, a usina ocupa área de 20 mil metros quadrados na rodovia BR-174, no ramal da Fazenda da Esperança, em Manaus. A instalação conta com oito inversores e 4.960 módulos solares fotovoltaicos.

A construção da usina ficou a carga da Brasol, empresa especializada em energia solar do grupo Siemens. A prefeitura de Manaus também consta como parceira do projeto, assim como a empresa Expertise Energia. De início, a instalação atenderá ao consumo de 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense.

A iniciativa também faz parte da política de sustentabilidade do grupo Aegea, um dos grupos privados de saneamento que lideram o mercado brasileiro. A meta corporativa do grupo é reduzir 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030.



Mais Notícias FOTOVOLT



Solar FV chega a 50 GW e responde por mais de 20% da matriz

Desse total, 33,5 GW são de geração distribuída, segmento que já soma mais de 3 milhões de telhados solares implantados no País.

28/11/2024


EDP financia projetos solares comunitários na África

Companhia portuguesa tem fundo voltado ao apoio financeiro a projetos no continente africano, que utilizam a fonte solar para expandir acesso à energia.

28/11/2024


Laboratório móvel testa módulos nas usinas solares fotovoltaicas

Unidade da Enertis Applus+ realiza as análises em campo, minimizando o risco do transporte e a necessidade de desconexão do módulo.

28/11/2024