O Pátria Investimentos está investindo US$ 120 milhões para lançar as operações de uma empresa de energia dedicada a projetos solares de geração distribuída, informou a Reuters. Batizada de Élis Energia, a nova empresa recebeu recursos do fundo Pátria Infraestrutura IV e chega ao mercado com planos de construir de 35 a 40 usinas solares de pequeno porte até 2024, alcançando capacidade instalada de cerca de 200 MWp.
A proposta da empresa é de que a venda e compensação da energia gerada pelas usinas fique a cargo de seus clientes, principalmente comercializadoras, que farão a gestão e contato com o consumidor final. O primeiro contrato de longo prazo foi assinado com a Evolua Energia, que comprará 40 MW durante 20 anos, protegidos contra a inflação e com opção por mais 40 MW. A empresa também fechou acordo com a Safira Energia para fornecimento de 20 MW e está em negociação com outros agentes de comercialização de energia para novos contratos, a fim de cobrir o total da sua capacidade prevista.
Os primeiros projetos devem se localizar em Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás e Mato Grosso, e estão em estudos também usinas no interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Os primeiros empreendimentos já têm solicitações de conexão protocoladas nas distribuidoras, de modo que devem usufruir dos benefícios tarifários concedidos à geração distribuída de energia antes da entrada em vigor, no mês passado, das novas regras da lei 14.300.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025