O Pátria Investimentos está investindo US$ 120 milhões para lançar as operações de uma empresa de energia dedicada a projetos solares de geração distribuída, informou a Reuters. Batizada de Élis Energia, a nova empresa recebeu recursos do fundo Pátria Infraestrutura IV e chega ao mercado com planos de construir de 35 a 40 usinas solares de pequeno porte até 2024, alcançando capacidade instalada de cerca de 200 MWp.

A proposta da empresa é de que a venda e compensação da energia gerada pelas usinas fique a cargo de seus clientes, principalmente comercializadoras, que farão a gestão e contato com o consumidor final. O primeiro contrato de longo prazo foi assinado com a Evolua Energia, que comprará 40 MW durante 20 anos, protegidos contra a inflação e com opção por mais 40 MW. A empresa também fechou acordo com a Safira Energia para fornecimento de 20 MW e está em negociação com outros agentes de comercialização de energia para novos contratos, a fim de cobrir o total da sua capacidade prevista.

Os primeiros projetos devem se localizar em Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás e Mato Grosso, e estão em estudos também usinas no interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Os primeiros empreendimentos já têm solicitações de conexão protocoladas nas distribuidoras, de modo que devem usufruir dos benefícios tarifários concedidos à geração distribuída de energia antes da entrada em vigor, no mês passado, das novas regras da lei 14.300.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024