O grupo DMG, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, está criando uma rede de estações de recarga de veículos elétricos para atender a demanda da região Sul. Para a estratégia, o grupo formou um consórcio com três empresas que fazem parte da holding – a MA Soluções em Tecnologia, a Sollar Sul Energia Solar e a Vale Automação.

No projeto, a DMG já investiu mais de R$ 1 milhão para soluções integradas de energia solar e instalação de 18 estações de recarga veicular. Os pontos de recarga já existentes em unidades da MA Soluções podem atender tanto clientes quanto o público geral, sem custos, funcionando das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

As demais rotas vão atender a região da Serra Gaúcha, do Vale do Taquari, passando pelos municípios da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Além disso, os pontos de recarga também cobrirão as cidades de Criciúma e Blumenau, em Santa Catarina, e a capital paranaense, Curitiba.

O primeiro município a ser contemplado com uma estação foi Santa Cruz do Sul, RS, no fim de 2022, onde há uma unidade da MA. Na sequência, foram inauguradas outras em Novo Hamburgo e Porto Alegre. Estão em funcionamento também pontos de recarga junto a outras filiais da MA, na zona sul de Porto Alegre, em Criciúma e também na sede e no centro de distribuição de Caxias do Sul (RS).

A ideia do projeto é implantar pontos de recarga em todos os municípios onde as três empresas da DMG têm unidades. “Com abertura prevista para março, a primeira filial da Sollar Sul em Caxias do Sul, ao lado da sede da MA, contará igualmente com estação de recarga”, disse o gerente corporativo de marketing da MA, Eduardo Borba. Já a Sollar Sul é o braço de sistemas fotovoltaicos do grupo e a Vale Automação, de Blumenau, é focada no segmento industrial, com soluções para indústria 4.0, e distribuidora de automação da Schneider Eletric.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025