A startup Lemon Energia, que atua com marketplace de geração distribuída, e a gestora de investimentos Navi Energias Sustentáveis firmaram parceria para implantar oito usinas de geração distribuída, nos estados de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. O acordo visa atender a estratégia de comercialização de contratos de geração compartilhada da Lemon, dobrando o número de clientes finais que usam o serviço, hoje acima de 4 mil consumidores.

As usinas, cujas localizações exatas não foram divulgadas, já estão em construção pela Navi e envolvem um total de 41 MWp de potência instalada. A expectativa é todos os projetos serem energizados até o terceiro trimestre. Segundo comunicado das empresas, o acordo atual é que sete usinas integrem o marketplace da Lemon Energia, com possibilidade de expansão da parceria.

Boa parte dos consumidores que assinam o serviço de geração distribuída da Lemon, para obter descontos de 10% a 20% ao mês, são pontos de vendas da cervejaria Ambev, entre bares e restaurantes em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e, a partir do novo acordo com a Navi, Goiás. A Ambev é sócia da Lemon no projeto.

As duas empresas têm meta de atingir 250 mil pontos de venda, que usufruirão dos créditos da geração compartilhada. Segundo a Lemon, os clientes assinantes do marketplace já economizaram R$ 7,3 milhões e evitaram a emissão de 5,6 mil toneladas de CO2 na atmosfera.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025