Apontada como principal feira e congresso do mercado global de baterias e sistemas de armazenamento de energia, a ees Europe, agendada para 14 a 16 de junho em Munique, na Alemanha, vai registrar mais de 100% de crescimento no número de expositores. Em uma área total de 45 mil metros quadrados do Messe München, em cinco pavilhões e uma área de exposição ao ar livre, o evento terá mais de 500 empresas mostrando tecnologias e soluções de armazenamento de energia.

Como parte da exposição integrada de energia, a The Smarter E Europe, que inclui ainda a Intersolar, a Power2Drive Europe e a EM-Power Europe, a feira também deverá atrair número recorde de visitantes, com aproximadamente 85 mil pessoas de 160 países, segundo projeção da organizadora. Além de novas tecnologias, a expectativa é de que a extensa programação das conferências e fóruns, que debaterão tendências do setor, seja outro motivo importante para a frequência elevada de público.

Na ees Europe Conference, que ocorre nos dias 13 e 14, haverá por exemplo debates sobre o uso da inteligência artificial no setor e, como destaque, um painel que discutirá o impacto, sobre os sistemas de armazenamento, das novas propostas de design de materiais para o mercado elétrico europeu. Foram convidados para este último tema representantes da União Europeia, além de funcionários de empresas de serviços públicos e fornecedores de soluções de armazenamento.

Já no ees Forum serão debatidos desde tópicos voltados especificamente para o mercado de baterias até os sobre tecnologias para a automação e aplicações de melhores práticas. No fórum, os finalistas do ees AWARD e do The Smarter E Award também apresentarão seus projetos de inovação, durante o primeiro dia da exposição. O programa do fórum incluirá ainda sessões sobre segurança energética e estabilidade de preços de sistemas de armazenamento comercial, além de painéis de discussão para debater se sistemas à base de hidrogênio verde serão prevalentes no futuro, em comparação com os baseados em baterias.

No caso do hidrogênio verde, aliás, haverá um fórum específico, já em sua terceira edição. A preocupação com o tema tem explicação: até 2030, os estados membros da União Europeia têm a meta de expandir a capacidade de eletrólise do H2V dos atuais 143 MW para 138 GW. A Espanha lidera atualmente o mercado, com a implantação planejada de mais de 74 GW (25 GW em preparação), mas é seguida pela Holanda (10 GW) e pela anfitriã do evento, a Alemanha (7 GW).



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024