A companhia privada de saneamento GS Inima Samar inaugurou no dia 19 de abril uma usina solar fotovoltaica em Araçatuba, SP, com capacidade para gerar 71 MWh por mês, o correspondente a 852 MWh por ano. A UFV foi construída em área de 8500 m2 ao lado da Estação de Tratamento de Água Tietê. A empresa não informou a potência instalada da usina.

Com 922 módulos solares fotovoltaicos, a usina vai gerar créditos de compensação para seis unidades consumidoras da concessionária em Araçatuba. De acordo com o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, outros espaços da empresa estão sendo analisados para a implantação de mais módulos. “Nosso objetivo é garantir que 100% da energia utilizada pela concessionária seja proveniente de fontes sustentáveis”, afirma. A estimativa é atingir essa meta até o final de 2024.

Com o início da operação, a empresa calcula que mais de 5 mil toneladas de gás carbônico deixarão de ser emitidos na atmosfera. Seriam necessárias 40.837 árvores para eliminar este poluente da atmosfera. “A estratégia está alinhada ao propósito de seguir a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além da visão ESG, tão importante nos últimos tempos”, completa Caldeira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024