A Atlas Renewable Energy acaba de fechar acordo com a Albras, maior produtora de alumínio primário do Brasil, para fornecimento de energia sustentável a esta empresa durante 21 anos. Com valores (não revelados) em dólares americanos, o PPA (Power Purchase Agreement) é o maior de energia solar já assinado na América Latina, segundo a Atlas.
A energia que atenderá o novo PPA virá do projeto fotovoltaico Vista Alegre, cujo início de operação está previsto para 2025. Localizado em Minas Gerais, o projeto de 902 MWp (equivalentes a 768 MWca de capacidade instalada) gerará aproximadamente 2 TWh/ano. A energia que pode ser gerada pelo parque equivale a tirar mais de 61.800 carros das ruas, além de compensar cerca de 154.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
"Estamos fechando o segundo contrato com a Albras. O modelo deste contrato vem se consolidando como uma das grandes soluções em fornecimento de energia para empresas, com vantagens nas diretrizes de ESG e economia, além da preservação do planeta com o consumo de energia renovável", afirmou Luís Pita, diretor da Atlas Renewable Energy no Brasil. Com o novo contrato, a parceria entre a Atlas e a Albras possibilitará a geração de energia renovável em quantidade que seria suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 3 milhões de habitantes.
O programa "Somos todos parte da mesma energia", principal iniciativa social da Atlas, será implementado para promover a diversidade e a inclusão no setor de energia renovável, treinando mulheres locais em habilidades técnicas e mobilizando seus contratados para incluí-las em seu processo de recrutamento, com o objetivo de atingir mais de 15% de representação feminina na construção da planta. A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia renovável com mais de 4 GW em projetos contratados, dos quais 2,2 GW estão em operação.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024