A Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica contabilizou dez empresas certificadas com seu programa de certificação “Qualidade Absolar”. Com adesão voluntária, o programa é avaliado por organismos independentes e tem requisitos específicos para sete segmentos diferentes: distribuidores de equipamentos, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e empresas de treinamento.
Das certificadas, cinco alcançaram o nível máximo AAA: os distribuidores e importadores Genyx e Sou Energia Solar; os integradores Solled e SFX Engenharia; e a operadora/instaladora Oeste. Outras cinco empresas foram certificadas com o nível básico A: os fabricantes de equipamentos Kraper e Valmont Solar e os integradores Green Power, Clareon e F Clima.
No momento, segundo a Absolar, mais 20 empresas estão em processo de avaliação, entre distribuidores, importadores, instaladores, integradores, operadores, fabricantes e consultorias. A entidade já recebeu, ao todo, mais de 200 companhias com solicitação de propostas para a certificação.
Para obter o selo, a estimativa é a de que o processo leve de 30 a 40 dias, entre avaliação documental, análise in loco, aprovações e validações. O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos, que incluem ainda o intermediário AA.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024