A empresa de tecnologia Google assinou acordo com a subsidiária da portuguesa EDP Renováveis nos Estados Unidos para desenvolver e implantar mais de 80 projetos de geração solar distribuída no país. Com potência total instalada de aproximadamente 650 MWp, trata-se do maior acordo do tipo assinado entre duas empresas nos Estados Unidos para projetos de GD, segundo levantamento da S&P Global.

Segundo comunicado da EDP, os primeiros projetos serão no estado de Ohio, onde a Google opera datacenter na cidade de New Albany e em Columbus, onde conta com uma central de serviços de nuvem (Google Cloud). No total, serão instaladas usinas solares fotovoltaicas em seis estados norte-americanos. A EDP será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação das usinas, com previsão de início de operação até o final de 2024.

O desenvolvimento será parcialmente financiado pela aquisição de certificados de energia renovável (RECs, na sigla original) pelo Google, instrumento de rastreamento e certificação da energia produzida pelos parques renováveis. Além disso, segundo comunicado da EDP, os dois grupos criaram um novo instrumento, batizado de ImpactRecs, que visa disponibilizar créditos para reduzir o custo de eletricidade para cerca de 25 mil famílias de renda baixa ou moderada que vivem em comunidades próximas das usinas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024