Nesta terça-feira, dia 9, o CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang, se encontrou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para formalizar o interesse da empresa chinesa em investir em uma planta de hidrogênio verde no estado. O projeto faz parte de uma iniciativa para aumentar a produção de energia limpa e sustentável na região. “A maior parte da energia solar e eólica produzida pela CGN Brasil vem da Bahia, porém ainda não possuímos uma planta de hidrogênio verde no local e essa proposta reforça o nosso comprometimento e participação na economia do estado”, garante André Martini, diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brasil. Segu8ndo ele, a Bahia tem potencial para produzir mais de 60 milhões de toneladas de hidrogênio verde por ano, citando dados do Senai Cimatec.

Em parceria com uma empresa de desenvolvimento de projetos renováveis da Bahia, a CGN Brasil Energia já mapeou a possibilidade de gerar até 14 GW (volume equivalente ao de Itaipu) para produzir hidrogênio verde. A assinatura que vai formalizar o aceite da proposta da CGN Brasil pelo Governo do Estado da Bahia deve acontecer no dia 30 de maio, durante evento de inauguração do Complexo Eólico de Tanque Novo, quarta planta da empresa na Bahia.

Atualmente o Brasil possui projetos-piloto para a produção de hidrogênio verde na Bahia, no Ceará e no Rio de Janeiro. “Acreditamos que até 2030 podemos alcançar uma produção nacional em larga escala e estamos preparados para entrar nesse mercado em ascensão”, complementa Martini.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024