A filial norte-americana da Danfoss, fabricante dinamarquesa de equipamentos industriais e de energia, assinou contrato de compra de energia (PPP, na sigla em inglês) com a CIG Capital, empresa de financiamento de projetos com sede nos Estados Unidos. O PPP envolve 75 MW de energia gerado por usina solar fotovoltaica no Texas. Válido a partir de 2025, o prazo inicial do contrato é de 12 anos, o que permitirá à Danfoss a substituição total do seu consumo anual de eletricidade por energia solar na América do Norte, pelo menos até 2037.
O novo contrato vai render certificados verdes referentes à injeção da energia na rede, que serão abatidos no consumo de todas as 24 fábricas e 36 escritórios na América do Norte da Danfoss. Isso reduzirá a pegada de carbono da empresa na região em 75%, sendo que as emissões globais da empresa cairão 21% com o projeto.
A CIG Capital construirá a fazenda solar na região de Panhandle, no Texas. O início das obras está programado para novembro de 2023 e a usina deve estar totalmente operacional em 2025. A capacidade total instalada será de 509 MW, dos quais a Danfoss utilizará 15%.
O próximo foco da Danfoss para descarbonização será a redução e reutilização de energia em todas as suas unidades na América do Norte, empregando várias tecnologias próprias, como compressores isentos de óleo, de velocidade variável e outras soluções de aquecimento e refrigeração que dão suporte à recuperação de calor e à eficiência energética.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024