O centro de treinamento esportivo i9 International Academy, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, se tornou autossuficiente em energia com a implantação de uma usina solar fotovoltaica de 265,68 kWp de potência instalada. Com 648 módulos solares e três inversores, o sistema foi implantado pela Blue Sol Energia Solar.
Segundo o gerente de engenharia da Blue Sol, Victor Hugo Prado Borges, a energia gerada vai suprir a demanda de dez quadras de tênis de praia, quatro quadras de grama sintética, dois campos oficiais de grama natural, estádio com capacidade para 1,5 mil pessoas, lanchonete, academia de ginástica, além de mais de 70 dormitórios e um espaço de treinamentos da equipe de e-sports.
“Além de apresentar um modelo sustentável de geração de energia aos atletas e suas famílias, o i9 vai suprir 100% do consumo atual de energia de todo o complexo esportivo, o que deve proporcionar uma economia anual de mais de R$ 200 mil nas contas de luz”, disse Borges. A usina entrou em operação, com sua conexão à rede local, em abril deste ano.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025