A Revolusolar, ONG especializada em projetos solares em comunidades carentes, está selecionando moradores de favelas no Rio de Janeiro que terão instalados gratuitamente em suas casas telhas fotovoltaicas de fibrocimento da Eternit Solar, que doou o sistema para a promoção. A seleção está aberta até o dia 26 de maio a moradores das comunidades Chapéu Mangueira, Babilônia e Ladeira Ari Barroso.
Apenas uma residência será escolhida, tornando-se a primeira de uma favela que contará com a tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira. Para poder concorrer, a casa necessita de telhado ou laje entre 28 e 32 m2 e contar com bastante insolação. Além disso, a infraestrutura do local precisa ser avaliada como segura pela equipe técnica da Eternit e ainda ter medidor de energia bifásico.
A instalação planejada é de 12 telhas solares, do modelo Eternit Solar Ondulada-F140 2.44, telha de fibrocimento com módulos fotovoltaicos. A estimativa de geração mensal será de 140 kWh, com potência de 1 kWp. A Eternit também oferecerá treinamento de instalação do equipamento e acompanhará toda a execução da obra. Lançada neste mês, a solução promete ser uma opção de baixo custo.
Os interessados devem se cadastrar em https://forms.gle/JFpfdvVPY1Mf841E8. A casa selecionada entrará para a Cooperativa Percilia e Lucio, cooperativa de energia solar em favelas, cuja operação teve início em 2021.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024