A francesa Helexia colocou em operação no início de junho uma usina solar fotovoltaica para geração distribuída de 2 MWp no município de Rolim de Moura, em Rondônia. A usina é mais uma concebida por contrato com a operadora de telecomunicações Vivo, que vai abater os créditos de compensação de energia de suas operações na região.
Em abril, a Helexia já havia colocado em operação outras três usinas da Vivo, no Paraná. Em março, a empresa também finalizou as obras da unidade do município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 25,3 MWp em operação comercial dos contratos com a Vivo.
O parque solar construído pela Helexia em Rolim de Moura conta ainda com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de 3 MWp, dos quais 1 MWp será dedicado ao atendimento de uma outra empresa. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses.
A energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. “Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”, disse o CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024