A francesa Helexia colocou em operação no início de junho uma usina solar fotovoltaica para geração distribuída de 2 MWp no município de Rolim de Moura, em Rondônia. A usina é mais uma concebida por contrato com a operadora de telecomunicações Vivo, que vai abater os créditos de compensação de energia de suas operações na região.  

Em abril, a Helexia já havia colocado em operação outras três usinas da Vivo,  no Paraná.  Em março, a empresa também finalizou as obras da unidade do município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 25,3 MWp em operação comercial dos contratos com a Vivo. 

 O parque solar construído pela Helexia em Rolim de Moura conta ainda com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de 3 MWp, dos quais 1 MWp será dedicado ao atendimento de uma outra empresa. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses. 

A energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. “Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”, disse o CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025