A nova unidade de produção de telha de fibrocimento da Eternit, com previsão de ser inaugurada no segundo semestre em Caucaia (CE), terá instalada 2160 telhas fotovoltaicas na cobertura, produzidas pela própria empresa.

Sob investimento de R$ 165 milhões na unidade, incluindo aí também outras ações ambientais, como captação de água pluviais e transferência de animais silvestres para áreas próximas, o telhado do galpão de produção da unidade com as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, que já foi concluído, terá capacidade de gerar 41,2 MWh/mês, o suficiente para abastecer 300 casas.

A Eternit estima que as benfeitorias ambientais na nova fábrica tenham elevado em apenas 8% o custo total do projeto. E esse valor, segundo a empresa, deve ser revertido em até cinco anos, principalmente por meio da autossuficiência energética.  

A fábrica contará com tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção.  Haverá ainda estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem e circuito fechado de água utilizada em maquinários.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024