A Brasol, empresa da alemã Siemens especializada em energia solar, entregou mais duas usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída para a Aegea, grupo de concessionárias privadas de saneamento. Dessa vez, as usinas foram instaladas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e vão atender ao consumo de 27 unidades da Águas do Rio, concessionária do grupo.

 O empreendimento, constituído por 4.700 módulos e 8 inversores, ocupa uma área de 12.300 metros quadrados e tem geração estimada de 3,7 GWh por ano, o que equivale a uma redução de 2,4 toneladas métricas de emissão de CO2. Com potências instaladas de 1,3 MWp e 1,27 MWp, as duas instalações vão gerar créditos de compensação para unidades consumidoras da Aegea na região serrana do estado fluminense. 

A parceria de negócios entre a Aegea e a Brasol começou em 2022, quando entraram em operação as dez primeiras usinas nos estados do Mato Grosso e Amazonas, totalizando 5,2 MWp de potência instalada. Além do novo projeto para a Águas do Rio, estão previstas novas usinas ainda no Rio de Janeiro e expansões em Mato Grosso.

Atualmente a Aegea tem 97% da sua energia consumida de origem renovável, por projetos de geração distribuída e aquisição no mercado livre de energia. A empresa assumiu como meta, em 2022, a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, compromisso atrelado a uma emissão de títulos de sustentabilidade SLB (do inglês Sustainability-Linked Bonds).



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024