A Axis Renováveis iniciou as operações de usina solar fotovoltaica no município de Santo Antônio do Aracanguá, no interior de São Paulo. A unidade, segundo comunicado da empresa, faz parte de planejamento de implantar seis projetos no estado paulista em 2023.

 A UFV para geração distribuída tem potência instalada de 2,5 MWp, com previsão de geração média anual de 5,9 GWh, o equivalente ao consumo mais de 2 mil famílias. O empreendimento integra portifólio da companhia na modalidade de autoconsumo remoto e injeta energia na região de concessão da CPFL Paulista.

 “Esse enquadramento regulatório [autoconsumo remoto] permite que a energia seja gerada em um local e os créditos de energia sejam compensados em outro, que irá receber os descontos. Porém, é preciso que ambos estejam dentro da rede da mesma distribuidora e sejam vinculados ao mesmo CPF ou CNPJ”, lembrou o cofundador da Axis, Luiz Pacheco.

 A Axis atua no mercado de geração distribuída desde 2015, no modelo de locação de usina e atende empresas de diversos setores, como a loja de departamentos Renner, a locadora de veículos Localiza, o grupo Votorantim, a indústria de cosméticos L´Oreal, a rede de estacionamentos Estapar e a Raia Drogasil.

Para Pacheco, o modelo de autoconsumo remoto traz vários benefícios para as indústrias. “Trata-se de uma oportunidade de usufruir das vantagens da energia solar ainda que a propriedade não possua as condições desejáveis para a instalação de uma usina fotovoltaica”, diz. A Axis faz todo o investimento, instalação e se responsabiliza também pela operação das usinas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025