A UFPB - Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, colocou em operação usina solar fotovoltaica de 241,8 kWp no seu Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional. A nova unidade conta com uma solução customizada baseada em inteligência artificial e se une ao sistema fotovoltaico já instalado em junho do ano passado no Centro de Tecnologia, no campus I da UFPB.

Com capacidade de gerar até 520 MWh por ano, o suficiente para atender cerca de 280 residências, a instalação foi realizada em uma estrutura com módulos tracker da STI Norland, que recebeu 372 módulos Canadian Solar de 650 W cada. O sistema conta ainda com dois inversores da Huawei, empresa responsável pelo investimento para o projeto gerido pela Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), ligada à UFPB. O projeto foi executado pela L8 Energy em parceria com o Cear - Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB e com a chinesa Huawei.

A usina conta com sistema de rastreamento solar desenvolvido por pesquisadores do Cear, em cooperação com a Huawei. Para encontrar o melhor ângulo de posicionamento dos módulos, o sistema tracker desenvolvido utiliza ferramentas de inteligência artificial que fazem o cruzamento das informações de geração de energia.

“A planta da nova usina foi pensada para garantir o máximo aproveitamento de energia, com módulos que se movem em direção à incidência dos raios solares, a partir de um sistema baseado em algoritmos”, disse o diretor da L8, Guilherme Nagamine. Dados do Cear apontam que a tecnologia aumentou em 6% a capacidade de geração da usina em comparação com sistemas convencionais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025