O projeto social Litro de Luz e a Nexans Foundation, fundação mantida pela Nexans Brasil, renovaram uma parceria para ampliar o acesso à eletricidade nas comunidades menos favorecidas do País. A ONG Litro de Luz foi selecionada para ser uma das organizações apadrinhadas pela empresa em 2022. Em abril deste ano, a primeira ação realizada pela parceria aconteceu no centro comunitário de Bongaba, comunidade quilombola de Magé, no Rio de Janeiro. A região ganhou um novo sistema de iluminação através da instalação de um gerador solar fotovoltaico e de 30 postes de luz, buscando, assim, a produção de energia elétrica de forma mais sustentável. Ao todo, 460 pessoas foram beneficiadas por essa ação. Além do novo sistema, a Nexans Brasil foi responsável pelo treinamento dos quilombolas para a manutenção do sistemas solares instalados.

Com a extensão da aliança por mais um ano, a segunda etapa terá como foco a capacitação dos moradores da comunidade Bongaba em instalação de geradores solares. A previsão é que a ONG promova quatro aulas presenciais e práticas na sede da Nexans Brasil entre fevereiro e abril de 2024. “O novo projeto proporcionará oportunidades de melhorar a qualidade de vida e gerar um futuro energético sustentável aos moradores de Bongaba", afirmou em nota Lorena Hang Coutinho, analista da Nexans Brasil.

Com o objetivo de apoiar iniciativas para o fornecimento de energia para classes menos favorecidas, todo ano a fundação da Nexans seleciona projetos sociais em diversos países para apadrinhamento. A Litro de Luz, organização social presente em mais de 15 países, visa a melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções de iluminação mais sustentáveis e incentivo aos moradores para se tornarem agentes de transformação.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025