Depois de ter optado por energia solar em sua unidade industrial em Macaíba, no Rio Grande do Norte, a Multipack Nordeste, produtora de embalagens de plástico, passou a gastar 75% a menos com sua conta de energia. A usina de 350 kWp foi instalada em uma área de 1,7 mil m2 do telhado da fábrica.
Segundo a empresa, a energia da UFV é usada em média durante quatro horas por dia, período de maior incidência solar, para movimentar os maquinários, as maiores fontes consumidoras de eletricidade. Antes da instalação, a despesa com energia era em torno de 17 mil reais por mês, cerca de 5% do custo operacional.
De acordo com o diretor da Multipack, Glauber Jacome, com pouco mais de seis meses da instalação, o sistema reduziu os gastos com a eletricidade para 4 mil reais mensais. “Por enquanto, a economia gerada é usada no pagamento do financiamento do projeto”, disse Jacome.
Projetada pela Enerbras Energias Renováveis, o sistema com 800 módulos solares fotovoltaicos de 440 W cada, conectados a nove inversores Fronius Eco 27.0, têm capacidade para gerar 600 mil kWh de energia. A Multipack Nordeste utiliza o insumo para produzir em média 7 milhões de peças por mês, entre potes para sorvetes, garrafas e galões PET para água, refrescos e produtos de limpeza.
“Já usávamos há três anos a energia solar em outra empresa do grupo, a fábrica de produtos de limpeza, e no ano passado resolvemos instalar a usina na fábrica de embalagens”, afirma o diretor da Multipack.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024