A AXS Energia está investindo R$ 300 milhões para construir 18 usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída no Paraná até o final de 2024. As duas primeiras já estão prontas para ser conectadas à rede e se localizam nas cidades de Guaraci e Miraselva. Todas as usinas, cujas potências não são divulgadas pela empresa, serão utilizadas para negociação de planos de assinatura para consumidores residenciais e comerciais na área de concessão da Copel.

As próximas usinas serão instaladas nas cidades de Alto Paraná, Astorga, Cidade Gaúcha, Iporã, Jardim Alegre, Jataizinho e Palotina. O município de Alto Paraná, localizado na região noroeste do estado receberá a construção de duas unidades. “O nível de incidência solar da cidade foi um fator decisivo para o investimento. Teremos duas usinas, com 9.920 módulos solares e capacidade de geração de cerca de 11 GWh por ano”, disse o diretor comercial e de marketing da AXS, Eduardo Coutinho.

Segundo a empresa, as 18 usinas vão conseguir atender a demanda por créditos de mais de 7.700 residências e estabelecimentos comerciais. O Paraná ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking de potência instalada na modalidade de geração distribuída, segundo dados da Aneel. Com sistemas presentes nos 399 municípios do estado, a potência instalada chega a 2,2 GW, em 179,1 mil unidades consumidoras e 247 mil unidades beneficiadas com os créditos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025