A AXS Energia está investindo R$ 300 milhões para construir 18 usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída no Paraná até o final de 2024. As duas primeiras já estão prontas para ser conectadas à rede e se localizam nas cidades de Guaraci e Miraselva. Todas as usinas, cujas potências não são divulgadas pela empresa, serão utilizadas para negociação de planos de assinatura para consumidores residenciais e comerciais na área de concessão da Copel.
As próximas usinas serão instaladas nas cidades de Alto Paraná, Astorga, Cidade Gaúcha, Iporã, Jardim Alegre, Jataizinho e Palotina. O município de Alto Paraná, localizado na região noroeste do estado receberá a construção de duas unidades. “O nível de incidência solar da cidade foi um fator decisivo para o investimento. Teremos duas usinas, com 9.920 módulos solares e capacidade de geração de cerca de 11 GWh por ano”, disse o diretor comercial e de marketing da AXS, Eduardo Coutinho.
Segundo a empresa, as 18 usinas vão conseguir atender a demanda por créditos de mais de 7.700 residências e estabelecimentos comerciais. O Paraná ocupa, hoje, o quarto lugar no ranking de potência instalada na modalidade de geração distribuída, segundo dados da Aneel. Com sistemas presentes nos 399 municípios do estado, a potência instalada chega a 2,2 GW, em 179,1 mil unidades consumidoras e 247 mil unidades beneficiadas com os créditos.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025