A Genyx, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e que também atua em geração distribuída e financiamento de projetos, e a integradora EngeAmazon abriram um centro de distribuição de equipamentos solares em Rio Branco, no Acre. Já parceiras em implantação de projetos de geração distribuída no estado desde 2020, com o novo CD, com 200 m2, as empresas pretendem reduzir o tempo de entrega médio em até 92%, dos atuais 25 dias para apenas 48 horas.
“A distância do Acre em relação aos grandes centros urbanos do país, sobretudo São Paulo e Minas Gerais, onde são fabricados os produtos voltados ao sistema solar, torna mais demorada a entrega dos equipamentos e consequentemente a instalação do sistema”, disse o diretor de relações institucionais da Genyx, Bruno Catta Preta.
Segundo dados da Aneel, referentes a 12 de setembro, o Acre tem potência instalada de geração solar distribuída de 62,3 MW, número bastante inferior aos estados que lideram a GD no País, casos de São Paulo e Minas Gerais, praticamente empatados, com 3,15 GW e 3,14 GW instalados, respectivamente.
Com o novo centro de distribuição, as empresas têm confiança no crescimento da modalidade no estado. “Aposto que em médio prazo, por volta de três anos, o Acre estará operando com muita capacidade de potência instalada. A parceria vem para otimizar e agilizar esse processo”, disse o CEO da EngeAmazon, Edlailson Pimentel. Segundo ele, a consultoria detém 20% do mercado do Acre, atuando em mais de 1300 projetos entre residenciais, rurais e industriais.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024