A Inimex, empresa do grupo HLT, que atua em geração distribuída, deve colocar em operação até outubro, em Cascavel, no Paraná, uma fábrica para produção de módulos solares fotovoltaicos. Em área de aproximadamente 60 mil metros quadrados, a meta é montar módulos de 550 Wp de potência, monofaciais e bifaciais, com capacidade para 500 MW por ano.

Segundo informações do fundador do grupo HLT, Junior Helte, a linha terá flexibilidade ainda de manufatura de módulos desde 390 Wp a 705 Wp, dependendo do tamanho e tecnologia de célula utilizada (Mono PERC ou TOPCon). No momento, afirma Helte, a empresa está em processo de viabilização de certificações do Inmetro e credenciamento no Finame com o BNDES para permitir o enquadramento de conteúdo nacional. O investimento na unidade é de R$ 67 milhões.

A decisão pelo investimento na produção local, segundo Helte, se funda na constatação pela HLT da comum baixa qualidade dos módulos importados para geração distribuída. “A Inimex terá garantia de fabricação atestada no Brasil, assim como certificação e homologação de qualidade por empresas nacionais. Já nascemos com todas as certificações para garantir a qualidade, na contramão do mercado que está pulverizado de opções sem comprovação e até mesmo módulos falsos. Nossa garantia é de 12 anos de fabricação nacional e importada e até 30 anos de geração”, aponta.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024