A PV Operation, da área de operação e manutenção de usinas solares, passou a oferecer de forma gratuita aos clientes que adquirem sistemas de geração distribuída no marketplace Portal Solar uma tecnologia de telemetria e operação remota das micro e miniusinas fotovoltaicas.

Com 300 usinas já monitoradas, a previsão é que até o fim do ano por volta de 4 mil clientes do portal se beneficiem do monitoramento e operação remota, que segundo as empresas reduzirão em até 10% o retorno sobre o investimento de uma micro ou miniusina solar, cujo pay-back oscila entre três e sete anos.

A PV Operation, fundada em 2019 pela ElektSolar, empresa especializada em capacitação e treinamentos para o mercado solar fotovoltaico, vai fazer o monitoramento por meio de uma central de controle na sede da empresa em Rio Tavares (SC), operada por profissionais especializados em eficiência energética e desempenho de usinas solares. Um software foi desenvolvido para ler as informações do inversor (conectado à internet) de cada conexão fotovoltaica ligada à rede elétrica.

O software da PV tem a capacidade de medir a geração real de energia, a temperatura e eventuais superaquecimentos, além de poder detectar a desconexão de um cabo ou a sujeira acumulada nos painéis solares. É também atributo do sistema registrar o histórico de consumo e gerar alertas de problemas.

Apenas com a detecção de sujeiras, segundo explicou o CEO da PV Operation, Siqueira Neto, há um grande benefício para o consumidor, já que até 20% dos problemas de eficiência de uma usina solar estão relacionados com sujeiras nos painéis. Já para o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, a possibilidade de medir com precisão o padrão de consumo de cada sistema evita inconsistências entre a energia gerada e injetada na rede e a leitura do medidor pela concessionária de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025