A PV Operation, da área de operação e manutenção de usinas solares, passou a oferecer de forma gratuita aos clientes que adquirem sistemas de geração distribuída no marketplace Portal Solar uma tecnologia de telemetria e operação remota das micro e miniusinas fotovoltaicas.
Com 300 usinas já monitoradas, a previsão é que até o fim do ano por volta de 4 mil clientes do portal se beneficiem do monitoramento e operação remota, que segundo as empresas reduzirão em até 10% o retorno sobre o investimento de uma micro ou miniusina solar, cujo pay-back oscila entre três e sete anos.
A PV Operation, fundada em 2019 pela ElektSolar, empresa especializada em capacitação e treinamentos para o mercado solar fotovoltaico, vai fazer o monitoramento por meio de uma central de controle na sede da empresa em Rio Tavares (SC), operada por profissionais especializados em eficiência energética e desempenho de usinas solares. Um software foi desenvolvido para ler as informações do inversor (conectado à internet) de cada conexão fotovoltaica ligada à rede elétrica.
O software da PV tem a capacidade de medir a geração real de energia, a temperatura e eventuais superaquecimentos, além de poder detectar a desconexão de um cabo ou a sujeira acumulada nos painéis solares. É também atributo do sistema registrar o histórico de consumo e gerar alertas de problemas.
Apenas com a detecção de sujeiras, segundo explicou o CEO da PV Operation, Siqueira Neto, há um grande benefício para o consumidor, já que até 20% dos problemas de eficiência de uma usina solar estão relacionados com sujeiras nos painéis. Já para o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, a possibilidade de medir com precisão o padrão de consumo de cada sistema evita inconsistências entre a energia gerada e injetada na rede e a leitura do medidor pela concessionária de energia.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024