Os 10 principais fornecedores globais de inversores solares fotovoltaicos (FV) representaram 86% da participação de mercado em 2022, com aumento de 4% em relação a 2021, de acordo com análise recente da Wood Mackenzie. A demanda global de energia fotovoltaica foi de 201 GWca em 2022 e contribuiu para um crescimento de 48% das vendas de inversores. As entregas mundiais atingiram 333 GWca no ano, com forte demanda da Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, onde o apoio governamental foi reforçado para cumprir metas de energia limpa, disse a Wood Mackenzie em comunicado. A indústria atribuiu este aumento a uma melhora do quadro de escassez de chips relacionada à pandemia e outros desafios da cadeia de abastecimento verificados em 2021.

Os cinco principais fornecedores de inversores FV ― Huawei, Sungrow, Ginlong Solis, Growatt e GoodWe ― venderam mais de 200 GWca e foram responsáveis por 71% do total de remessas mundiais em 2022, com crescimento 8% em relação a 2021. As vendas da Huawei tiveram aumento significativo, de 83% no ano passado em comparação com o ano anterior, enquanto as da Sungrow aumentaram 56% no mesmo período. Pelo oitavo ano consecutivo essas duas empresas lideraram o mercado, com a Huawei ocupando a primeira posição, com 29% de participação em 2022, e Sungrow a segunda, com 23%. Já a Ginlong Solis registrou aumento de 86% nas vendas em 2022 e subiu para o terceiro posto, trocando de lugar com a Growatt, que fora a terceira no ano retrasado. A Aiswei e a Sofar subiram três posições e entraram no ranking dos 10 primeiros, ocupando a nona e a décima posições.

A região Ásia-Pacífico (APAC) respondeu por 50% da demanda global no ano passado, com crescimento anual de 44% nas remessas de inversores FV sendo destinados à região, atingindo total de 167 GWca. A China liderou, respondendo por 78% dos inversores comprados na APAC, com as instalações FV do país atingindo recorde histórico. A Índia manteve sua posição como o segundo maior mercado de inversores na APAC em 2022, mesmo com uma redução de 25% ante 2021. E o Japão ultrapassou a Austrália como o terceiro mercado, com 7 GWca enviados ao país, crescimento de 23% em relação ao ano anterior.

A Europa respondeu por 28% do mercado global, com encomendas de 92 GWca, um aumento de 82% do mercado em 2022 após haver crescido 44% em 2021. O relatório atribui esse crescimento à luta da região pela neutralidade de carbono até 2050, no âmbito do plano do Acordo Verde Europeu. Os EUA, por outro lado, consumiram 13% do mercado global, com apenas 42 GWca recebidos pelo país. Os inversores híbridos para armazenamento de energia fotovoltaica representaram por 10% das remessas regionais, à medida que os EUA aumentam a integração de energia solar com armazenamento.

O relatório “Global solar PV inverter and module-level power electronics (MLPE) market share 2023” está à venda no website da Wood Mackenzie: https://www.woodmac.com



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024