A francesa Helexia, empresa do grupo Voltalia especializada em geração distribuída, obteve liberação de desembolso de financiamento do BNDES para seus primeiros projetos no modelo de project finance. Por meio de um contrato de longo prazo com o cliente, a modalidade de project finance permite que a geração de receita seja dada como garantia de pagamento do financiamento. 

Fruto de contrato assinado com o banco estatal em dezembro de 2022, o valor total do financiamento, de R$ 90 milhões, viabilizou a construção de 17 usinas solares fotovoltaicas com capacidade instalada total de 25,3 MWp, que já entraram em operação no primeiro semestre deste ano.

As usinas atendem contrato com a operadora de telecomunicação de origem espanhola Telefônica, controladora da Vivo, em cinco cidades. No Paraná, são cinco unidades em Cidade Gaúcha, quatro em Loanda e cinco em Alto Paraná; Rondônia abriga uma usina em Rolim de Moura; e no Mato Grosso do Sul são duas UFVs em Paranaíba.

Até o momento, a Helexia assinou dois contratos de compra de energia (PPAs, na sigla em inglês) com a Telefônica, com capacidade total de 87 MWp, e que deverão estar em operação no próximo ano. No momento, a Helexia estrutura uma segunda rodada de financiamento com o BNDES, para 31 projetos para a operadora nos estados de Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Amazonas, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Norte. Serão 19 usinas solares fotovoltaicas, que já estão em construção.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025