Assim como outras concessionárias, a distribuidora de energia Neoenergia resolveu estrear na geração distribuída. Foi inaugurada em Itapebi, na Bahia, sua primeira usina solar fotovoltaica, de 3 MW, que atenderá consumidores de sua área de concessão com créditos de compensação de energia.

A usina foi construída nas proximidades da usina hidrelétrica de Itapebi, de 450 MW, também de propriedade do grupo Neoenergia, por sua vez controlada pela espanhola Iberdrola, no Vale do Jequitinhonha.

O projeto, batizado de GD Itapebi, cuja energia gerada será injetada na rede da distribuidora do grupo, deve atender consumidores residenciais e empreendimentos comerciais na região. Segundo comunicado da empresa, a Neoenergia tem estudado e desenvolvido centrais solares de geração distribuída, “uma abordagem descentralizada que integra a usina solar diretamente à rede de distribuição dos clientes”.

A ideia é também aproveitar outras áreas em centrais hidrelétricas do grupo. “Não apenas ampliará nossa capacidade de geração, mas também nos permitirá otimizar em escala locacional o uso de recursos naturais e reduzir nossa pegada de carbono”, disse o gerente de engenharia civil e novos negócios da Neoenergia, Márcio Manus.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025