O Exército Brasileiro testou pela primeira vez um protótipo de módulo de energia solar fotovoltaica de campanha. O sistema foi experimentado em condições operacionais de emprego da tropa, durante a Operação Guararapes, um exercício militar do Comando Militar do Nordeste realizado de 2 a 10 de outubro.
De pequeno porte e off-grid, o sistema, batizado de módulo de energia de campanha (MEC), é um projeto do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília. O desempenho do módulo foi avaliado inicialmente, no dia 2 de outubro, com uma demonstração do emprego do MEC no decorrer de uma operação de treinamento no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Bayeux, na Paraíba (PB). Depois disso, o equipamento foi transportado para Nazaré da Mata, em Pernambuco, onde gerou energia para as instalações do Posto de Comando da 7ª Divisão de Exército até a tarde de 4 de outubro.
Segundo comunicado do Exército Brasileiro, o sistema fotovoltaico de campanha tem autonomia e flexibilidade para atender diversos equipamentos elétricos simultaneamente, podendo ser empregado em qualquer região do Brasil. É equipado com um transformador que disponibiliza eletricidade nas tensões de 127 V e 220 V.
Além da avaliação em condições operacionais, a iniciativa também serviu para definir critérios técnicos de operacionalização e desempenho quanto à geração e ao armazenamento de energia fotovoltaica em operações militares.
Mais Notícias FOTOVOLT
Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.
28/03/2025
Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.
28/03/2025
Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.
28/03/2025