A BYD Energy, fabricante chinesa de equipamentos fotovoltaicos, baterias e carros elétricos, anunciou sua entrada no mercado de EPC (do inglês engineering, procurement and construction) para desenvolver projetos de usinas solares, principalmente as de grande porte, mas também as com menores potências. Segundo a empresa, a ideia é atuar no modelo de energia como serviço (energy as service), desde a identificação da demanda até a manutenção durante o período de garantia técnica, que pode durar de 6 a 12 meses.

A nova oferta começa com estudos e dimensionamento para entender a demanda e com o processo de engenharia executiva, de planejamento e gestão das aquisições. Após isso, continua com a construção e montagem da usina, incluindo comissionamentos e testes necessários para a conexão.

Na fase inicial dos projetos, a equipe de engenharia fornece soluções personalizadas, estudos e dimensionamentos, em atendimento às normativas dos projetos. Estão incluídas nessas fases também o uso de softwares para elaborar memoriais e quantitativos, além de programação de controle de custos.

Na etapa de planejamento de compras e aquisições, uma equipe especializada em cadeia de suprimentos ativa um sistema de qualificação de fornecedores, que avalia importação e nacionalização de produtos. Feito todo esse processo, a construção é realizada por parceiros da BYD, que se responsabilizam não só pela execução e gerenciamento de obras como pela gestão de fornecedores e de subcontratados, o que inclui controle de qualidade e de riscos, fiscalização de obra e acompanhamento jurídico.

Segundo o diretor de projetos da BYD Energy, Sócrates Rodrigues, o serviço de EPC da companhia pode atender também demandas de clientes de pequeno porte. “O EPC é mais uma solução que vem para agregar-se ao leque de produtos e serviços da companhia. Agora com a oferta, a BYD agrega ainda mais ao crescimento do setor, em linha com seu compromisso de redução da temperatura global em até 1˚C”, afirma.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024