A instalação de telhados solares em residências no Brasil acumulou um total de investimentos de R$ 60,5 bilhões, segundo mapeamento da fintech Meu Financiamento Solar, do banco BV. A pesquisa tomou como base dados de acompanhamento da Aneel, que registram capacidade instalada solar de 11,7 GW em consumidores residenciais brasileiros.
O volume de investimentos também reflete os dados da Aneel, que revelam haver atualmente 1,69 milhão de residências com instalações solares em telhados e pequenos terrenos, em cerca de 5.521 municípios. Ao se considerarem os créditos de energia gerados pelas instalações para outras unidades consumidoras, o benefício se estende a 2,1 milhões de residências.
Para a diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, o crescimento da energia solar nas residências fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a possibilidade de os brasileiros investirem em áreas mais essenciais, como saúde, educação e alimentação, por exemplo.
“O crescimento da geração própria da energia fotovoltaica nos telhados das residências movimenta de forma virtuosa a economia nacional, ampliando a atração de capital, e impulsiona a geração de mais emprego e renda aos brasileiros”, disse Carolina.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024