A Vertiv, fornecedora de infraestrutura para data centers, está desenvolvendo tecnologia de microrrede de energia elétrica voltada especificamente para o mercado dessas centrais de processamento e armazenamento de dados. O desenvolvimento é uma parceria com a American Electric Power e está em operação para prova de conceito, em escala real, em fábrica da Vertiv em Delaware, no estado de Ohio, Estados Unidos.

A microrrede se baseia em sistema solar fotovoltaico de 1 MW em corrente alternada e em célula a combustível de hidrogênio de 400 kW, além de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigla em inglês) da própria Vertiv, também com 1 MW de capacidade. Além disso, para garantir a segurança da rede, demanda fundamental em data centers, há redundância com sistema de alimentação de energia ininterrupta (UPS), também da Vertiv, com bateria de íon-lítio.

Segundo a Vertiv, a microrrede reduz a vulnerabilidade às quedas de energia da rede elétrica ao usar diversos recursos de energia distribuídos conectados, com o BESS armazenando a energia para fornecimento conforme necessário. Além da geração solar e da célula a combustível de hidrogênio, a microrrede também recebe energia da rede de distribuição.

A preocupação em criar a solução tem a ver com a crescente demanda energética dos data centers, cuja operação é ininterrupta e com tendência de aumento no consumo, tendo em vista o maior uso de inteligência artificial nas centrais. Além disso, de acordo com a Vertiv, as microrredes podem ser usadas para reduzir a dependência da rede elétrica em relação à capacidade e disponibilidade de potência e para reduzir a partida dos geradores de backup a diesel.

“Nossos clientes estão avaliando o papel das microrredes e dos BESS para seus sistemas de alimentação de energia de missão crítica. A criação de uma microrrede que atua tanto como um centro de experiência do cliente como um laboratório de testes de desempenho permitirá à Vertiv ajudar os clientes a decidir se uma microrrede e um BESS são adequados para seus data centers”, disse o vice-presidente sênior da Vertiv, Kyle Keeper.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025