A BBM Logística, operadora de transporte logístico rodoviário, contratou a Órigo Energia para apoiar projeto de transição energética de suas unidades consumidoras baseado em geração solar distribuída e migração para o Ambiente de Contratação Livre de Energia, o ACL.

A primeira etapa do projeto, em agosto, incluiu contratação de GD solar da Órigo para armazéns logísticos de Minas Gerais e Pernambuco, cujo montante não é revelado mas gerou economia aproximada de 10% na conta de energia. Mas uma segunda etapa mais ampla, segundo a empresa, está sendo implementada nas localidades com a contratação de energia do mercado livre. Em geração distribuída, as empresas avaliam uso de créditos para outras localidades.

Com meta de reduzir em até 30% os custos totais com energia elétrica do grupo, em outras unidades da BBM o negócio com a Órigo envolve a migração para o ACL de seis unidades no Rio Grande do Sul , em Caxias do Sul, Cachoeirinha e Rio Grande, e ainda em São José dos Pinhais, no Paraná, e em Guarulhos e Sumaré, ambas no estado de São Paulo. O contrato nessas localidades prevê suprimento de energia por cinco anos, a partir de 2024, com economia projetada de 30%.

Para o vice-presidente administrativo e financeiro da BBM, André Gaia, além do movimento de transição energética possibilitado pela migração ao ACL e pela geração solar distribuída, o contrato com a Órigo permite que a empresa melhore sua gestão administrativa, pois haverá mitigação de riscos com a simplificação operacional e centralização de controle.

A BBM atende mais de 4 mil cidades em todos os estados do Brasil e tem ainda unidades internacionais em oito países da América do Sul. Por ano, são transportadas por seus caminhões 10 milhões de toneladas de produtos, incluindo 93 milhões de itens e 350 mil viagens.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025