A mineradora anglo-australiana BHP e a geradora de energia renovável TransAlta inauguraram um complexo solar off-grid com sistema de armazenamento de energia por baterias em Northern Goldfields, na Austrália. O empreendimento, que serve a mineração de níquel, visa substituir o atual sistema de autogeração baseado em diesel e gás natural.

O complexo conta com 70 mil módulos solares em 90 hectares, sendo uma UFV de 27,4 MW em Mt Keith e outra de 10,7 MW em Leinster, mesma localidade onde há sistema de armazenamento de energia de 10,1 MW de potência. As três instalações ficam integradas à rede isolada de Northern Goldfields, de propriedade da TransAlta, também responsável pela operação e manutenção.

Com o uso da solução renovável, será possível reduzir em 12% as emissões de gases de efeito estufa de âmbito 2 da BHP. Isso representa uma redução estimada de 54 mil toneladas de CO2, o equivalente a retirar 23 mil carros com motor de combustão das estradas todos os anos. A construção da instalação começou em 2022, gerando mais de 100 empregos diretos e indiretos nas regiões de Goldfields e Perth.

“As energias renováveis estão alimentando cada vez mais as operações da BHP em todo o mundo e este projeto ― o primeiro que construímos em uma de nossas instalações ― é mais um passo em direção aos nossos planos para reduzir as emissões operacionais de gases de efeito estufa em pelo menos 30% até o ano fiscal de 2030, em relação aos níveis do ano fiscal de 2020”, disse a presidente da BHP Austrália, Geraldine Slattery. “O níquel é muito procurado para baterias e veículos elétricos, e esse progresso faz parte do nosso compromisso de fornecer produtos mais sustentáveis e com baixo teor de carbono aos nossos clientes”, complementa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025