Um projeto social liderado pelo Instituto Embraer e pela Fundação Banco do Brasil está capacitando alunos de colégios da fabricante nacional de aviões para difundir tecnologias solares para comunidades carentes. O projeto da parceria já formou 200 estudantes dos Colégios Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos, e Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, ambos no interior de São Paulo.

Em São José dos Campos, os programas adotados pelos estudantes já beneficiaram duas escolas localizadas em regiões rurais (Pandavas e Madre Teresa), que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Com a capacitação promovida pelos cursos, que incluiu parceria com a organização Litros de Luz, foram entregues e instalados oito postes de luz e oito lampiões, todos alimentados por energia solar fotovoltaica, construídos e montados pelos estudantes dos colégios Embraer.

Já em Botucatu, em parceria com a Casa Apis, os beneficiados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes foram apicultores independentes, que receberam equipamentos para beneficiamento da cera de abelha. O sistema, batizado de Estação do Mel,  conta com um forno solar, especialmente desenvolvido pela Casa Apis e também implementado pelos alunos dos colégios da fabricante de aviões.

“Estamos orgulhosos desse início de resultados da parceria com a Fundação Banco do Brasil. As tecnologias sociais nos permitiram ampliar o impacto positivo na comunidade, com a participação ativa dos nossos estudantes”, disse o diretor do Instituto Embraer, André Tachard.

A parceria entre as duas organizações deve seguir até 2026 e visa implementar tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil. As iniciativas certificadas passam a integrar a metodologia pedagógica dos colégios Embraer, considerando sua aplicação em benefício da população vulnerável das regiões onde as instituições de ensino estão inseridas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025