A norte-americana Nextracker fechou contrato de fornecimento de rastreadores solares com a empreendedora de renováveis chilena oEnergy, que atua no desenvolvimento, construção e operação de usinas solares fotovoltaicas de geração distribuída. O acordo envolve a tecnologia de rastreador solar NX Horizon XTR, mas os valores e volumes do fornecimento não foram revelados.
O rastreador, com tecnologia de eixo único, tem como característica adaptar-se às variações do solo, seja em locais com terrenos inclinados ou irregulares. Segundo a Nextracker, isso faz com que as obras de implementação dos rastreadores não demandem terraplenagem. “A oEnergy poderá economizar muitas toneladas de aço, acelerar cronogramas de construção, minimizar o impacto ambiental e reduzir o risco do projeto”, disse o vice-presidente para a América Latina da Nextracker, Alejo Lopez.
A tecnologia do NX Horizon-XTR, segundo a empresa, se baseia no aprendizado obtido com os mais de 85 GW em implantações de rastreadores NX Horizon no mundo. Ainda segundo a Nextracker, os locais com a solução XTR conseguem economias em despesas de capital (capex) e despesas operacionais (opex) em pontos selecionados. “Isso inclui 100% menos trabalho de terraplenagem de corte e aterro e uso de estacas até 91 centímetros mais curtas”, disse a empresa em comunicado.
Na América do Sul, Nextracker acumula quase 12 GW em instalações, sendo 9 GW no Brasil e 2,6 GW no Chile.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024