A Trina Tracker Brasil anunciou ter cumprido todas as etapas para que os seus produtos sejam comercializados no âmbito do Finame, do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Direcionada às empresas interessadas em adquirir máquinas e equipamentos de fabricação brasileira, as linhas de crédito do Finame têm taxas de juros reduzidas, contando com subsídios do governo federal. A Trina Tracker está iniciando a operação de uma fábrica em Salvador, BA, inicialmente com capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, podendo ser ampliada de acordo com a demanda.

Para receber o “Código Finame”, o produto deve estar em conformidade com as diretrizes e especificações determinadas pelo BNDES, inclusive em relação ao índice de nacionalização de fabricação do equipamento. O programa tem como principal marca o estímulo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país, beneficiando empresas de diversos setores.

O rastreador da Trina Tracker que obteve o Finame é o modelo Vanguard 1P, que segundo a empresa lidera as vendas no Brasil, tendo ultrapassado a marca de 1 GW. “Dotado de um sistema de Inteligência artificial de autoaprendizagem, o rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados”, afirma a empresa. Marcus Fabrino, responsável pela Trina Tracker na América Latina, destaca que os ganhos na geração de energia podem chegar até 8%, dependendo das condições do projeto.

A Trina Tracker possui outras duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China, e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da planta brasileira, a capacidade de produção de rastreadores da empresa foi ampliada para 10 GW por ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025