Os grandes produtores de equipamentos solares estão se empenhando para difundir globalmente os módulos fotovoltaicos de maior potência, acima de 600 W. Depois da Trina Solar ter anunciado no mês passado a nova série Vertex 600W+, há poucos dias foi a vez da JinkoSolar lançar uma nova geração do módulo solar TR monocristalino Tiger Pro, de 610 W.

Para conseguir produzir o modelo Tiger Pro 610W, a JinkoSolar desenvolveu uma nova célula de alta eficiência, a N-Type HOT 2.0, com novas tecnologias de contato passivado e metalização avançada, que garantiram eficiência de 24,79%, considerado pela empresa um novo recorde mundial em se tratando de células de silício monocristalino tipo N para grandes áreas.

Também foi apontado como importante para atingir a nova potência do módulo o uso do design de 78 células e da tecnologia TR, que ajuda a reduzir o gap celular, além de diminuir o custo da eletricidade e melhorar a compatibilidade do sistema. Com todas essas tecnologias, o módulo atingiu eficiência de conversão de 22,3% com sua potência máxima de 610 W.

Já a Trina Solar anunciou esta semana um acordo de investimento mútuo com o Comitê de Gestão da Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico Yancheng, em Jiangsu, na China, para expandir a capacidade de fabricação de células solares de 210 mm, que visam a produção dos novos módulos de alta potência Vertex 600W+. Com o investimento, a empresa adicionará 7,6 GW à sua capacidade de produção anual voltada ao fornecimento global, que hoje é de 2,5 GW. Além disso, haverá atualização na produção de outros 2,4 GW já existentes na mesma unidade, o que, até o fim do ano, fará a produção chegar a 26 GW, sendo que as células de 210 mm corresponderão a 70% desse valor. De acordo com a Trina, a série Vertex 600W+ utilizará 10 GW da produção de células 210 mm.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025