O potencial da geração solar distribuída atraiu o interesse da construtora Andrade Gutierrez. Por meio da AG Participações, afiliada do grupo com foco no desenvolvimento, aquisição e gestão de concessões e investimentos em infraestrutura, a empresa se uniu à GreenYellow, do grupo francês Casino, especializada na gestão e implantação de geração solar e em eficiência energética, e à holding BMPI Infra, para montar a Evolua, que construirá miniusinas para projetos de geração compartilhada.
A estratégia da nova empresa começa por Minas Gerais, estado com a maior geração solar conectada à rede do País (596,2 MW) e que tem recebido os principais investimentos de GD, não só pela alta irradiação solar, mas por isentar de ICMS a energia injetada na rede por modelos de geração compartilhada e de múltiplas unidades consumidoras, em miniusinas de até 5 MW.
O plano da Evolua é ter 50 MWp instalados até o fim de 2021, sob um investimento de R$ 160 milhões, o que vai gerar 700 novos empregos. Em uma primeira fase, a estratégia envolve ofertar três tipos de planos de geração compartilhada para pequenas e médias empresas de comércio e serviços ou condomínios residenciais, com garantia de redução de 20% na conta de energia da Cemig. A meta inicial é chegar a 3600 clientes até o fim de 2021.
A primeira usina será em Pirapora, no norte de Minas, com 5 MWp (com possibilidade de expansão para 7,5 MWp), que será conectada à rede da Cemig até o próximo mês outubro. Estão previstas mais seis usinas, na mesma região norte do estado e no Triângulo Mineiro, sendo que a segunda da lista será na cidade de Nova Ponte.
Para a Evolua, a etapa mineira serve para consolidar a oferta do serviço que pretende expandir a outras regiões do País. A adesão aos planos de geração compartilhada, sem estabelecimento de prazo de fidelidade nos contratos, será por via digital e os créditos serão compensados na conta para o consumidor automaticamente, sendo que o excedente de energia não consumido pode ser utilizado em 60 meses.
A sociedade entre os três grupos é em partes iguais. Para comandar a nova empresa foi convidado o executivo Tarcísio Neves, ex-presidente da Cemig Geração Distribuída. A AG Participações é o braço de ações societárias da Andrade Gutierrez, com conhecimento de estruturação técnica e financeira, e está associada a empresas no Brasil e no exterior para desenvolver projetos e novos empresas.
Já a BMPI Infra é holding de investimentos e participações de capital privado. Entre seus setores-alvo, destacam-se resíduos sólidos, água e esgoto, energia, infraestrutura social e negócios imobiliários. A GreenYellow tem mais de 30 usinas solares no Brasil em construção ou operação, somando 85 MWp, e mais de mil projetos de eficiência energética implementados desde 2013.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024