A Auren Energia, comercializadora e geradora de energia renovável, lançou plataforma de e-commerce de créditos de carbono. Segundo a empresa, formada a partir da união de ativos de energia da Votorantim e da CPP Investments, a ideia é ofertar soluções simplificadas de negociação de créditos para pessoas físicas, jurídicas e eventos que desejam compensar suas emissões por meio de projetos de energia renovável e florestais.

A empresa já atua nessa área, tendo registrado em 2023 a marca de 1,66 milhão de créditos comercializados no mercado global, gerando receita superior a R$ 25 milhões. Com a plataforma eletrônica, disponível no site https://carbono.aurenenergia.com.br, a meta é expandir a participação nesse negócio na receita da Auren.

Pela página da internet, os interessados têm a opção de selecionar o tipo de crédito, gerados a partir da operação do parque eólico Ventos do Araripe III, de 357,9 MW, instalado entre Piauí e Pernambuco, e do Ventos do Piauí I, de 205,8 MW, no Piauí, ambos da Auren. Além disso, a empresa também tem créditos do projeto de conservação florestal Legado Verdes do Cerrado, reserva da Votorantim em Niquelândia, em Goiás.

Na plataforma também é possível ter informações técnicas sobre os três projetos, todos eles registrados na Verra, certificadora internacional de compensações voluntárias de carbono. Segundo a Auren, há a opção de escolha de obtenção de créditos de um único projeto ou de um “combo” que une a compensação dos dois tipos (origem de energia renovável ou florestal). A compra pode ser via pix ou cartão de crédito, com alternativa de parcelamento, e o comprador recebe um certificado digital para atestar a compensação.

“Desenvolvemos um mecanismo democrático que possibilita a compra de créditos de carbono no ambiente virtual de forma ágil e intuitiva com a proposta de simplificar a experiência do cliente”, disse o gerente de negócios de carbono da Auren Energia, José Guilherme Amato. A criação da plataforma faz parte de estratégia da empresa para ampliar sua atuação global. A Auren já soma, desde 2019, 4,6 milhões de créditos de carbono comercializados, com mais de 100 empresas compensando suas emissões. A meta é até 2030 atingir a marca de 8 milhões de créditos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024