A distribuidora de equipamentos solares Connectoway Solar lançou um e-book explicativo sobre a Portaria Inmetro 515/2023, normativa lançada em novembro de 2023 e que estabelece prazo de doze meses para que os fabricantes de inversores e microinversores solares, acima de 120 V e 20 A de corrente de entrada, incorporem aos seus produtos sistema interruptor de corrente de falha de arco (AFCI, na sigla em inglês).
Batizado de Portaria 515/2023: Entenda por que o AFCI agora é obrigatório no Brasil, o e-book gratuito serve como guia prático, partindo de conceitos básicos sobre o arco elétrico até chegar nas medidas de prevenção dos riscos e de conformidade aos padrões técnicos e legais exigidos pela Portaria. A intenção da empresa foi tornar o e-book de fácil compreensão, ilustrado com fotos e diagramas, e com links ativos para melhor aprofundamento dos temas.
Para garantir a segurança do sistema fotovoltaico, especialmente os residenciais, a Portaria 515/2023 estabeleceu a obrigatoriedade do AFCI integrado em inversores on-grid. Eles devem interromper o arco em série em, no máximo, 2,5 segundos ou antes da energia do arco exceder 750 J, o que ocorrer primeiro, em condições de operação. Além disso, os inversores com tensão de circuito aberto acima de 120 V devem detectar e sinalizar a ocorrência de arco elétrico.
De acordo com o head da Connectoway Solar, Luzer Oliveira, a publicação faz parte da política da empresa de divulgação técnica e capacitação. “Entendemos que o nosso papel também é de fornecer conhecimento para os nossos integradores com treinamentos, convenções e o e-book é uma das nossas iniciativas”, disse. A Connectoway distribui equipamentos da Huawei com capacidade de combater a ocorrência de arcos elétricos.
Para ter acesso ao e-book, o interessado deve acessar o seguinte link e fazer um pequeno cadastro: E-book Portaria 515/2023: (connectoway.com.br)
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024