A Cemig e o Mart Minas, do segmento de atacarejo de Minas Gerais, fecharam nesta quarta-feira, dia 13/3, acordo para autoprodução no Mercado Livre de Energia, garantindo o arrendamento de parte da usina fotovoltaica (UFV) Jusante, no município de São Gonçalo do Abaeté, MG. A usina será responsável pela autoprodução de 20 MW que abastecerão 62 lojas do Mart Minas em Minas Gerais e 19 lojas do Dom Atacadista, pertencentes ao grupo mas localizadas no Rio de Janeiro.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. Desse total, R$ 108 milhões foram destinados para as duas usinas arrendadas para o Mart Minas e Dom Atacadista. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas, e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores. 

O Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas da Cemig a operar com autoprodução de energia elétrica.  O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou as vantagens para o Mart Minas ao se tornar um autoprodutor no Mercado Livre de Energia.  “Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética.”

“A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.



Mais Notícias FOTOVOLT



Distribuidoras ignoram metas do Programa Luz Para Todos

Levantamento do Idec identifica não cumprimento de metas de universalização por concessionárias responsáveis.

28/03/2025


Fonte solar chega a 55 GW no Brasil

Ao se juntar a geração distribuída com centralizada, fonte passa a representar 22,2% da matriz elétrica.

28/03/2025


The Smarter E Award 2025 divulga finalistas

Na categoria fotovoltaica, projetos apresentados destacam melhor aproveitamento da superfície dos módulos, adequados para instalações verticais.

28/03/2025