O início do ano de 2024 apresentou queda de preços para sistemas fotovoltaicos residenciais e comerciais de pequeno porte: janeiro demonstrou redução de 30% quando comparado com o mesmo período em 2023, principalmente por causa da queda do preço dos módulos. Estes dados são da mais nova edição do Estudo Estratégico de Geração Distribuída (“Estudo GD”), da Greener, lançado em 19 de março.

O estudo informa ainda que o Brasil demandou 17,5 GWp de módulos FV em 2023, o que significa uma leve redução, de 1,7%, em comparação com 2022. No balanço dos segmentos, a geração centralizada e a GD de grande porte compensaram queda de demanda da GD varejo (de pequeno porte).

A classe residencial enfrentou uma queda de potência adicionada de 20% em 2023, em relação a 2022. Em contrapartida, a classe comercial apresentou crescimento, puxado especialmente pelo avanço de projetos de minigeração.

E os financiamentos apresentaram recuperação em 2023, apoiando 53% das vendas. O segundo semestre foi mais favorável ao crédito, possivelmente impulsionado pela redução das taxas de juros iniciada em agosto de 2023.

Além disso, o retorno do investimento em sistemas FV apresentou melhora, com redução de 25% do payback para as instalações locais residenciais em comparação com janeiro de 2023, sendo impulsionado pela queda do preço dos sistemas FV.

O estudo está disponível em https://encurtador.com.br/isZ39 .



Mais Notícias FOTOVOLT



Alíquota de importação de módulos solares vai para 25%

Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.

14/11/2024


ISA capta R$ 1,8 bi para implementar sistema de transmissão em MG

Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais

14/11/2024