A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica está divulgando que em breve será oficializada uma parceria com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos que visa atrair mais capital estrangeiro para o processo de transição energética no País, com destaque para o desenvolvimento da fonte solar, do hidrogênio verde e do armazenamento por baterias. A intenção foi anunciada no dia 20 de março, durante o Absolar Meeting Centro-Oeste, em Brasília (DF), com a participação de representantes das duas entidades.
A parceria, segundo comunicado da Absolar, prevê a ampliação de acordos internacionais com competidores internacionais do setor de energias renováveis e com representantes de governos. A meta é atrair mais capital externo para a chamada neoindustrialização verde, intenção do governo federal de incrementar a cadeia produtiva nas áreas de energias renováveis e tecnologias correlatas.
De forma concreta, as iniciativas devem contemplar a busca por novos investimentos nas missões estabelecidas pelo CNDI - Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, do plano de industrialização batizado de NIB - Nova Indústria Brasil (NIB). Os novos projetos e consequentes aportes também devem ser incluídos nas diretrizes do novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, nas áreas de transição e segurança energética.
Para atender a parceria, a Absolar pretende fazer com que seus associados estruturem portfólio de projetos para investidores estrangeiros de países considerados estratégicos. Serão organizados ainda pela associação atendimento exclusivo para os grupos internacionais com interesse no Brasil e uma agenda de visitas empresariais.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024