A Transpetro - Petrobras Transporte inaugurou nesta quarta-feira (3/4), no Terminal de Guarulhos, em São Paulo, a primeira usina solar fotovoltaica capaz de abastecer totalmente uma planta industrial do Sistema Petrobras, informou a Agência Brasil. A economia anual prevista com energia é de cerca de R$ 1,8 milhão, evitando também a emissão de 246 toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa na unidade. O investimento na planta da Transpetro, que é subsidiária da Petrobras, foi de R$ 12 milhões.
A usina tem 2 MW de potência e produzirá energia suficiente para atender as operações do Terminal de Guarulhos e os dutos de entrega de derivados para as companhias distribuidoras de combustíveis e de querosene de aviação para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e ainda a Base de Carregamento Rodoviário de Guarulhos (Baguar).
Além da usina solar fotovoltaica, o Terminal de Guarulhos tem projetos para a captação de águas pluviais para utilização como água de serviço, instalação de um sistema de recuperação de vapor (URV) na Base de Carregamento Rodoviário de Guarulhos e projetos sociais com as comunidades vizinhas.
Segundo a Transpetro, o Terminal de Guarulhos é uma das unidades de referência da empresa para estudos e implantação de iniciativas disruptivas em sustentabilidade e novas tecnologias.
Mais Notícias FOTOVOLT
Deliberação do Gecex-Camex visa fortalecer a produção local. Absolar teme retração nos investimentos e aponta incapacidade da indústria local atender demanda.
14/11/2024
Com os recursos, empresa viabiliza o projeto Piraquê, que vai escoar energia solar fotovoltaica do norte de Minas Gerais
14/11/2024